Luz Branca ou Amarela? 💡

Qual das duas escolher? Bem, isso deve ir muito além do seu gosto pessoal. A luz tem influência direta no nosso estado emocional, e pode ser uma grande aliada (ou o oposto) do bem-estar das pessoas.
O que deve ser levado em conta, portanto, é qual tonalidade se adéqua melhor ao ambiente ou ao tipo de atividade realizada no espaço. Vamos ver as diferenças?

download 2


Luz amarela

A lâmpada de facho de luz amarelo é a escolha ideal para quem quer um ambiente mais aconchegante e confortável. É também conhecida como lâmpada quente – não pela temperatura de calor, mas sim pela temperatura da cor.
Por estimular o relaxamento, a luz amarela é indicada para ambientes mais intimistas e sociais, como quartos, salas e áreas de estar.

 

download 1

Luz branca

Também conhecidas como lâmpadas de luz fria, as que emitem luz branca ou branca-azulada causam o efeito oposto. Ou seja, são mais estimulantes, o que as torna ideais para ambientes de trabalho, como escritórios e consultórios, e espaços residenciais como cozinhas, banheiros e áreas de serviço.

É possível juntar as duas?


Sim! Se um mesmo ambiente é utilizado para trabalho e descanso, como um quarto com home office, por exemplo, você pode utilizar tanto a luz branca quanto a luz amarela no projeto.
Uma dica é utilizar spots embutidos no gesso com luz amarela para a iluminação geral, e pendentes ou luminárias de lâmpadas de luz branca na bancada. Ou então, você pode ter luz branca no teto e amarela distribuída nos cantos – nesses casos, o ideal é ter dois interruptores, assim você pode controlar a iluminação de acordo com o momento.

Consumo de energia

Vale destacar, que a escolha entre a luz branca ou amarela não influenciará em nada na conta de luz no fim do mês. A lâmpada não utiliza mais ou menos energia em função da tonalidade do facho de luz, o que influenciará, é a potência e a tecnologia da lâmpada.

E atenção! Algumas pessoas têm a impressão de que quanto mais branca a luz, mais potente é a lâmpada e melhor é a iluminação. Mas isso não é verdade, já que a quantidade de luz exposta no ambiente é a mesma. O que acontece, é que a luz branca, na nossa percepção visual, se destaca pela luminosidade.

Artigos relacionados
O varejo do material de construção registrou alta nas vendas de 6% de janeiro a maio, segundo balanço divulgado hoje (2) pela Associação Nacional dos Comerciant...
Leia Mais [+]
Há exatos 20 anos, Flavio de Andrade foi convidado por um conhecido cenógrafo para fazer a manutenção elétrica do teatro do SESI de São Paulo. No mesmo dia, p...
Leia Mais [+]
por Carla Basílio Orientadora do Curso de Design de Interiores da ABRA 1. É lógico que em época de economia, é importante destacar que as lâmpadas compactas ac...
Leia Mais [+]